Banners

PHAS - Projeto Humanizar: Ambientes Saudáveis

PILATES É MUITO MAIS INTELIGÊNCIA DO QUE FORÇA

 

           Para nós, Pilates / Contrologia, é a arte do controle do corpo e seus movimentos, ou seja, é inteligência corporal, pois controlando a ação aprimoramos o desempenho do corpo nas atividades de vida diária e profissional.
Este método nos proporciona um aprofundamento na compreensão de nossos corpos. Nos ensina a sermos o que realmente somos, e não a ficarmos limitados pela situação em que estamos, presos, com os músculos retesados.
No dia-a-dia sofremos a ação da força da gravidade, se deixarmos ela “pisa” em nós, inclusive fazendo com que percamos altura, com o tempo, em função da diminuição dos espaços entre as vértebras. Para vencê-la, precisamos de uma estrutura forte construída com músculos profundos bem trabalhados, de modo que a espinha dorsal fique flexível e saudável e não rígida como a imagem de uma coluna, com uma série de vértebras empilhadas.
O simples fato de corrigirmos a postura, já fortalece a musculatura, porém devemos aprender a sustentá-la, para isso é necessário treinar o corpo para que adquira esta memória e assim crie o hábito de permanecer na postura correta.
Pilates elencou a respiração como um dos 6 princípios do seu método. Defendia que respirar de forma adequada é o mais importante, porque ativa a circulação, e é ela que cura! Portanto, a respiração é a protagonista deste processo de construção.
Este treinamento desenvolve um corpo harmônico, simétrico, e simetria corporal sempre é sinal de inteligência, portanto um corpo trabalhado com o Método Pilates é reconhecido imediatamente.
Nosso desafio é encontrar o equilíbrio entre ceder e resistir, é isso que dá forma ao nosso corpo, e esse é o grande segredo para a nossa vida ser flexível e saudável como almeja ser, a nossa espinha dorsal.
Em poucas palavras Pilates / Contrologia é fortalecer e alongar, é uma massagem do corpo em movimento, é buscar ser mais consciente de si mesmo, e isso, é um treino diário. Uma “Pilateira” ou um “Pilateiro” é sempre elegante, sem ser arrogante!

Prof. Janine Coelho Ouriques – CREF 3182-G/SC
Supervisora da Equipe PHAS

Clique no Banner para vizualizar